Tanto na esfera dos negócios quanto no campo pessoal, o cumprimento das metas está intimamente relacionado com o sucesso alcançado por pessoas e corporações. As empresas bem sucedidas utilizam as metas como forma de engajar as equipes e impulsionar o crescimento do negócio.
Mesmo sendo algo tão importante, a definição de metas é negligenciada ou mal interpretada, desmotivando equipes, e levando à uma falta de clareza na estruturação de estratégias de negócios.
Neste artigo abordaremos o que são metas, evidenciando a sua importância e mostrando como você pode definir metas claras para seu negócio e sua vida. Boa leitura!
O que são Objetivos e Metas?
Em primeiro lugar vamos definir o que são metas e qual sua diferença para objetivos.
As Metas possuem uma maior especificidade quanto ao que se quer alcançar, com qualidades quantitativas e / ou qualitativas e um prazo determinado para seu cumprimento. Podemos dizer que a Meta é o objetivo com maior clareza e prazo de validade.
Já os objetivos são declarações mais abrangentes sobre o que se quer alcançar, faltando clareza sobre o prazo de cumprimento, de difícil metrificação e muitas vezes de difícil realização.
Para exemplificar, preste atenção nas duas sentenças abaixo:
- Aumentar o seu faturamento da sua empresa em 2024.
- Aumentar o faturamento com a prestação de serviços XPTO em 15% até 31/12/2024.
Veja que na primeira situação o aumento de faturamento não estava claro nem o prazo para alcançar o objetivo. Enquanto no segundo exemplo temos muito claro o quanto deve ser o crescimento do faturamento e até quando a empresa deve atingir este crescimento. Podemos, então, classificar a primeira afirmação como um objetivo, ao passo que a segunda é uma meta.
Por que definir Metas?
Antes de nos aprofundarmos na metodologia para a definição de metas, vamos entender a importância da definição de metas e como elas podem te ajudar a alcançar os resultados que você busca.
- Direção e foco: as metas nos dão um senso de direção e propósito. Elas nos direcionam às atividades onde devemos focar nossa atenção e energia para a sua realização.
- Motivação: com metas claras, mensuráveis e atingíveis, você e sua equipe terão um incentivo maior para trabalhar e alcançá-las. A própria medida do progresso é um incentivo para a realização, principalmente nos momentos em que nos encontramos com menos energia.
- Medição de Progresso: As metas, por serem mensuráveis, nos permitem medir o progresso para seu cumprimento, nos ajudando a compreender quais ações estão funcionando melhor e se a mudança de estratégia é necessária para seu cumprimento.
- Tomada de decisão: por proporcionar uma visão clara de onde se quer chegar, as metas nos ajudam a decidir e priorizar as ações e direcionar os esforços das equipes.
Definindo suas metas. O método SMART.
Agora vou te apresentar a metodologia SMART (Esperto em inglês) para a definição de metas. Este método é considerado um dos mais eficientes na definição de metas, em que cada letra serve como um checklist para avaliar se a meta possui os requisitos para ser válida.
Cada letra da palavra SMART possui um significado. Veja na imagem abaixo:

S – Specific, ou Específica:
A meta deve ser clara, de forma que todos consigam saber exatamente o objetivo a ser alcançado, não deixando espaço para dúvidas ou dupla interpretação. Responda questões como:
- Eu sei exatamente o que deve ser alcançado?
- Quem são os responsáveis pela meta?
- Sei quais são os recursos necessários para alcançar o resultado.
M – Mensurável:
É importante que você consiga medir o seu progresso, para continuar motivado ou avaliar melhores estratégias. Responda as perguntas:
- Quais são os resultados que devo atingir, em termos quantitativos?
- Eu consigo saber exatamente o momento em que a meta foi atingida?
- Quais as métricas devo utilizar para medir o meu progresso?
A – Atingível:
Mesmo sendo desafiador, a meta deve ser algo que possa ser alcançado, caso contrário irá desmotivar todos os envolvidos, uma vez que será praticamente impossível de cumprir o objetivo. Responda as perguntas:
- Possuo todos os recursos necessários para chegar nos resultados?
- Pode ser alcançado no período determinado?
- Tenho referências de dados ou outras informações que comprovem que a meta é atingível?
R – Relevante:
A Meta deve estar alinhada com os seus objetivos ou da empresa, gerando resultados positivos para a equipe e para a organização ou para o seu desenvolvimento.
- A meta trará resultados positivos?
- A meta está alinhada com os com a visão e valores da empresa ou pessoais?
- Todos os envolvidos entendem a importância de atingir a meta?
T – Temporal:
Metas possuem um prazo para serem cumpridas. Determine uma data clara para o cumprimento dos seus objetivos. Neste caso é só a seguinte pergunta:
- Eu sei exatamente quando conseguirei atingir o resultado?
Exemplos de Metas SMART:
Agora que você entendeu como funciona a metodologia, veja alguns exemplos práticos:
1-) Aumentar o faturamento com a prestação de serviços XPTO em 15% até 31/12/2024.
- S (Específica): Aumentar o faturamento com a prestação de serviços XPTO em 15%
- M (Mensurável): Consigo comparar a receita deste ano com a receita do ano anterior e medir o resultado.
- A (Atingível): A empresa tem os vendedores necessários para alcançar o resultado.
- R (Relevante): Este resultado representa um crescimento da empresa e uma maior atuação de mercado.
- T (Temporal): o prazo é 31 de dezembro de 2024.
2-) Aumentar a média de prospecção de 100 leads/dia para 200 leads/dia até 31/03/2024.
- S (Específica): Aumentar a média de prospecção de 100 leads/dia para 200 leads/dia.
- M (Mensurável): Consigo medir a capacidade de prospecção da minha equipe.
- A (Atingível): A empresa tem recursos para investir em automação e contratação de time comercial.
- R (Relevante): O aumento de performance na prospecção acarretará em um aumento significativo em vendas.
- T (Temporal): o prazo é 31 de março de 2024.
Conclusão:
Por fim, vimos que metas bem definidas têm um direcionamento fundamental nas tomadas de ação e definição de estratégias nas empresas, melhorando a comunicação e engajando todos os envolvidos no alcance dos objetivos.
Ao definir suas metas pelo método SMART lembre-se de ter em mente os resultados e o momento que você deseja alcançá-las , e também de envolver todos os envolvidos no processo de tomada de decisão. Depois de definidas, crie indicadores para medir e acompanhar o seu progresso, mudando a estratégia sempre que necessário.