Como definir metas para o seu negócio e alcançar melhores resultados

Neste artigo abordaremos o que são metas, evidenciando a sua importância e mostrando como você pode definir metas claras para seu negócio e sua vida.

Tanto na esfera dos negócios quanto no campo pessoal, o cumprimento das metas está intimamente  relacionado com o sucesso alcançado por pessoas e corporações. As empresas bem sucedidas utilizam as metas como forma de engajar as equipes e impulsionar o crescimento do negócio.

Mesmo sendo algo tão importante, a definição de metas é negligenciada ou mal interpretada, desmotivando equipes, e levando à uma falta de clareza na estruturação de estratégias de negócios.

Neste artigo abordaremos  o que são metas, evidenciando a sua importância e mostrando como você pode definir metas claras para seu negócio e sua vida. Boa leitura!

O que são Objetivos e Metas?

Em primeiro lugar vamos definir  o que são metas e  qual sua diferença para objetivos.

As Metas possuem uma maior especificidade quanto ao que se quer alcançar, com qualidades quantitativas e / ou qualitativas e um prazo determinado para seu cumprimento. Podemos dizer que a Meta é o objetivo com maior clareza e prazo de validade.

Já os objetivos são declarações mais abrangentes sobre o que se quer alcançar, faltando clareza sobre o prazo de cumprimento, de difícil metrificação e muitas vezes de difícil realização.

Para exemplificar, preste atenção nas duas sentenças abaixo:

  1. Aumentar o seu faturamento da sua empresa em 2024.
  1. Aumentar o faturamento com a prestação de serviços XPTO em 15% até 31/12/2024.

Veja que na primeira situação o aumento de faturamento não estava claro nem o prazo para alcançar o objetivo. Enquanto no segundo exemplo temos muito claro o quanto deve ser o crescimento do faturamento e até quando a empresa deve atingir este crescimento. Podemos, então, classificar a primeira afirmação como um objetivo, ao passo que a segunda é uma meta.

Por que definir Metas?

Antes de nos aprofundarmos na metodologia para a definição de metas, vamos entender a importância da definição de metas e como elas podem te ajudar a alcançar os resultados que você busca.

  • Direção e foco: as metas nos dão um senso de direção e propósito. Elas nos direcionam às atividades onde devemos focar nossa atenção e energia para a sua realização.
  • Motivação: com metas claras, mensuráveis e atingíveis, você e sua equipe terão um incentivo maior para trabalhar e alcançá-las. A própria medida do progresso é um incentivo para a realização, principalmente nos momentos em que nos encontramos com menos energia.
  • Medição de Progresso: As metas, por serem mensuráveis, nos permitem medir o progresso para seu cumprimento, nos ajudando a compreender quais ações estão funcionando melhor e se a mudança de estratégia é necessária para seu cumprimento.
  • Tomada de decisão: por proporcionar uma visão clara de onde se quer chegar, as metas nos ajudam a decidir e priorizar as ações e direcionar os esforços das equipes.

Definindo suas metas. O método SMART.

Agora vou te apresentar a metodologia SMART (Esperto em inglês) para a definição de metas. Este método é considerado um dos mais eficientes na definição de metas, em que cada letra serve como um checklist para avaliar se a meta possui os requisitos para ser válida.

Cada letra da palavra SMART possui um significado. Veja na imagem abaixo:

S – Specific, ou Específica:

A meta deve ser clara, de forma que todos consigam saber exatamente o objetivo a ser alcançado, não deixando espaço para dúvidas ou dupla interpretação. Responda questões como:

  • Eu sei exatamente o que deve ser alcançado?
  • Quem são os responsáveis pela meta?
  • Sei quais são os recursos necessários para alcançar o resultado.

M – Mensurável:

É importante que você consiga medir o seu progresso, para continuar motivado ou avaliar melhores estratégias. Responda as perguntas:

  • Quais são os resultados que devo atingir, em termos quantitativos?
  • Eu consigo saber exatamente o momento em que a meta foi atingida?
  • Quais as métricas devo utilizar para medir o  meu progresso?

A – Atingível:

Mesmo sendo desafiador, a meta deve ser algo que possa ser alcançado, caso contrário irá desmotivar todos os envolvidos, uma vez que será praticamente impossível de cumprir o objetivo. Responda as perguntas:

  • Possuo todos os recursos necessários para chegar nos resultados?
  • Pode ser alcançado no período determinado?
  • Tenho referências de dados ou outras informações que comprovem que a meta é atingível?

R – Relevante:

A Meta deve estar alinhada com os seus objetivos ou da empresa, gerando resultados positivos para a equipe e para a organização ou para o seu desenvolvimento.

  • A meta trará resultados positivos?
  • A meta está alinhada com os com a visão e valores da empresa ou pessoais?
  • Todos os envolvidos entendem a importância de atingir a meta?

T – Temporal:

Metas possuem um prazo para serem cumpridas. Determine uma data clara para o cumprimento dos seus objetivos. Neste caso é só a seguinte pergunta:

  • Eu sei exatamente quando conseguirei atingir o resultado?

Exemplos de Metas SMART:

Agora que você entendeu como funciona a metodologia, veja alguns exemplos práticos:

1-) Aumentar o faturamento com a prestação de serviços XPTO em 15% até 31/12/2024.

  • S (Específica): Aumentar o faturamento com a prestação de serviços XPTO em 15%
  • M (Mensurável): Consigo comparar a receita deste ano com a receita do ano anterior e medir o resultado.
  • A (Atingível): A empresa tem os vendedores necessários para alcançar o resultado.
  • R (Relevante): Este resultado representa um crescimento da empresa e uma maior atuação de mercado.
  • T (Temporal): o prazo é 31 de dezembro de 2024.

2-) Aumentar a média de prospecção de 100 leads/dia para 200 leads/dia até 31/03/2024.

  • S (Específica): Aumentar a média de prospecção de 100 leads/dia para 200 leads/dia.
  • M (Mensurável): Consigo medir a capacidade de prospecção da minha equipe.
  • A (Atingível): A empresa tem recursos para investir em automação e contratação de time comercial.
  • R (Relevante): O aumento de performance na prospecção acarretará em um aumento significativo em vendas.
  • T (Temporal): o prazo é 31 de março de 2024.

Conclusão:

Por fim, vimos que metas bem definidas têm um direcionamento fundamental nas tomadas de ação e definição de estratégias nas empresas, melhorando a comunicação e engajando todos os envolvidos no alcance dos objetivos.

Ao definir suas metas pelo método SMART lembre-se de ter em mente os resultados e o momento  que você deseja alcançá-las , e também  de envolver todos os envolvidos no processo de tomada de decisão. Depois de definidas, crie indicadores para medir e acompanhar o seu progresso, mudando a estratégia sempre que necessário.

Thales Souza

Estrategista Digital

Especialista em LinkedIn para Negócios

Olá, sou o Thales, estrategista digital e especialista em Marketing e Vendas pelo LinkedIn.

Me especializei nas técnicas de vendas em redes sociais e tenho como objetivos ajudar profissionais e empresas a se posicionarem de forma estratégica no meio digital e gerarem melhores relacionamentos com seus clientes e melhores oportunidades de negócios.